Notícias

Câmara de Vereadores institui Comissão Especial para debater novo modelo de transporte público em Concórdia

A comissão foi formalizada por meio de ofício encaminhado ao Poder Executivo e será integrada pelos vereadores Honestino Malacarne Junior, que assume a presidência
  • Categoria: CONCÓRDIA
  • Publicação: 09/01/2026 17:46
  • Autor: Daisy Trombetta
 Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia instituiu oficialmente uma Comissão Especial de Transporte Público, que terá a responsabilidade de estudar, avaliar e apontar os melhores encaminhamentos para a implantação de um novo e moderno sistema de transporte coletivo urbano no município.

A comissão foi formalizada por meio de ofício encaminhado ao Poder Executivo e será integrada pelos vereadores Honestino Malacarne Junior, que assume a presidência; Cézar Luiz Picetti Filho, como vice-presidente; e Margarete Poletto Dalla Costa, na função de relatora. Também compõem o grupo os vereadores Fernanda Roberta Signor Dilda, André Holdefer e Evandro Pegoraro. A vereadora Rutineia Rossi participa como líder do governo, além do acompanhamento jurídico dos advogados Dr. Felipe Colossi e Dr. Luiz Henrique.

A Comissão Especial do Legislativo atuará de forma integrada com a comissão oficial instituída pela Prefeitura Municipal de Concórdia, reunindo esforços para construir um modelo de transporte público que atenda às reais necessidades da população, dos trabalhadores e dos empresários do município.

Entre os principais objetivos do grupo está a busca por um sistema mais eficiente, com ampliação de horários, maior número de linhas, melhor cobertura dos bairros e um valor de passagem acessível à população. A proposta em estudo prevê, inclusive, a possibilidade de uma tarifa em torno de R$ 1,50, tornando o transporte coletivo uma alternativa viável e atrativa para os usuários.

De acordo com a Presidência da Câmara, o trabalho da comissão será intenso e técnico, com previsão de que, em até 30 dias, seja apresentado um parecer inicial com indicativos claros sobre os caminhos a serem seguidos para a implantação do novo sistema de transporte público em Concórdia.

O presidente da Câmara, Closmar Zagonel, destacou que se trata de uma missão de grande responsabilidade, conduzida de forma conjunta pelos vereadores, vereadoras e pelo Executivo Municipal. “Esse é um trabalho que exige diálogo, responsabilidade e planejamento. Vamos respeitar o parecer técnico da comissão formada pela Câmara e pela Prefeitura, sempre com foco no interesse da população e no futuro do transporte público do nosso município”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo concordiense em atuar de forma propositiva, em parceria com o prefeito Edilson Massocco, o vice-prefeito e toda a equipe técnica da Prefeitura, buscando soluções modernas e eficientes para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.