Notícias

Comissão da Câmara intensifica fiscalização de obras e ações da Defesa Civil após enchentes

  • Categoria: GERAL
  • Publicação: 06/01/2026 09:02
  • Autor: Daisy Trombetta
A Câmara de Vereadores de Concórdia, por meio da Comissão de Defesa Civil, intensificou os trabalhos e o acompanhamento das ações de enfrentamento às enchentes no município, especialmente após os eventos registrados na virada do ano. A comissão é presidida pelo vereador Marcos Antônio Berta, tem como relator o vereador Wagner Luís Bee e conta com a vice-presidência da vereadora Ingrid Fiorentin.

Entre as principais deliberações, está o acompanhamento rigoroso da licitação e da execução da segunda barragem de contenção, que será construída na região acima do Parque de Exposições, bem como da obra do canal do Lajeado Fabrício, nas proximidades do INSS e do Estádio Municipal. As intervenções fazem parte do plano de contenção de cheias para a área central do município, além de bairros e distritos que voltaram a registrar sérios problemas com as chuvas recentes.

O presidente da Câmara de Vereadores, Closmar Zagonel, destacou que a atuação da comissão será intensificada a partir de agora.
“Exatamente, a partir de agora a Comissão de Defesa Civil vai acompanhar de perto e fiscalizar tanto a licitação quanto a execução dessas obras fundamentais, como a segunda barragem e o canal do Lajeado Fabrício. São ações necessárias para avançar no plano de contenção de cheias em Concórdia, tanto na área central quanto nos bairros e distritos que novamente sofreram com as enchentes na virada do ano”, afirmou.

Zagonel também ressaltou que os investimentos já garantidos são fruto da união do Legislativo.
“Com o trabalho conjunto de todos os vereadores e vereadoras, conseguimos a liberação de mais de R$ 10 milhões para a execução dessas duas obras importantes, que vão contribuir significativamente para reduzir os impactos das enchentes no município”, completou.

O presidente da Comissão de Defesa Civil, vereador Marcos Antônio Berta, explicou que a reunião realizada na tarde do dia 5 de janeiro, na Câmara de Vereadores, definiu uma série de medidas a serem adotadas nos próximos dias.
“Nos reunimos com a comissão para alinhar as ações daqui pra frente. Ficou decidido que vamos acompanhar de perto a licitação da segunda barragem e do canal do Lajeado Fabrício, obras que já têm recursos garantidos e agora dependem da conclusão do processo licitatório”, destacou.

Além disso, Berta informou que a comissão realizará visitas pontuais para identificar outros gargalos relacionados às enchentes.
“Também vamos avaliar outros pontos críticos do município, verificar como estão andando as indicações feitas pelos vereadores, como o estudo de macrodrenagem e melhorias em outros canais, como o Lajeado Sabão. São ações que, somadas, podem contribuir para amenizar os efeitos das enchentes em Concórdia”, completou.

A Câmara de Vereadores reforça que seguirá atuando de forma integrada com o Poder Executivo, Defesa Civil e equipes técnicas, fiscalizando, propondo soluções e acompanhando cada etapa das obras, com o objetivo de garantir mais segurança, prevenção e qualidade de vida à população concordiense.